Criar possibilidades para a construção de aprendizagem para os alunos, é uma frase que chama bastante atenção pelo fato de estarmos desenvolvendo atividades práticas das quatro interdisciplinas com os alunos em sala de aula. Realmente quando o aluno constroe as suas questões e tenta solucioná-las ocorre a verdadeira aprendizagem pois acontece uma troca muito rica do professor com a sua turma de modo que o aluno se torna um ser participativo na cooperação daquilo que tem interesse que seja investigado em aula.
O professor deixa de ser aquele instrumento de hierarquia que traz o conhecimento pronto e despeja o conteúdo que está progarmado para os alunos preocupado sempre em vencer a lista obrigatória que deve ser desenvolvida durante o ano letivo.
Estou vivendo esta experiência com os meus alunos de 4º ano onde estou bem admirada com o que estou aprendendo com eles.
Desnvolvo os conteúdos de acordo com as necessidades deles e só vou adiante nos assuntos quando vejo que estão satisfeitos com as atividades desenvolvidas.
Há um compromentimento maior pelos alunos em participar e sugerir idéias para os próximos assuntos que serão desenvolvidos.
Um comentário:
É de acordo com essas necessidades, realidades dos alunos,acaba surgindo um interesse cada vez maior por eles na aprendizagem.Eles precisam serem os construtores desse momento, interagirem para que possa "acontecer".
Bjs...
Adriana
Postar um comentário