5.11.06

ECS-6 / WEBER II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola, Cultura e Sociedade
Profª Vera Corazza
Atividade 6
Daniela Alcebíades da Silva Albrecht
Pólo Alvorada

VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA, SER/ESTAR/PAPÉIS, PODER/HIERARQUIA
Participei do Fórum, li alguns relatos e respondi alguns comentários das colegas. Senti que a maioris teve reflexões semelhantes em relação a dominação. Antigamente a dominação era de forma explícita e as pessoas obedeciam com rigor aos dominadores. Hoje em dia sabemos que a dominação está presente no nosso dia-à-dia só que de uma forma ìmplicita, mas todos sentimos a sua presença. Na Escola temos uma hierarquia a ser respeitada, Direção e Vice-direção, em sala de aula a professora é a representação do local. Nos estabelecimentos, empresas, nas famílias, em todos os locais se faz necessário o ser dominante. Seria como uma referência. Diferencia a forma de como se aprenta esta dominação, que sempre se espera que seja somente em forma de respeito e não de submissão.
O exemplo mais comum que temos em sala de aula, esta é minha vivência diária, é dos alunos pedirem permissão para sairem do lugar, para conversar, para se retirarem da aula, entre outras situações, mas que se faz necessária. Esta é uma demonstração de respeito e de organização que se faz necessária em um hambiente em que há muitas pessoas e que a cooperação é mútua.

Um comentário:

Adriana Irigaray disse...

Olá Dani, independente do ambiente de trabalho, sentimos diariamete a dominação imposta, quase que, a qualquer preço. Teu blog está muito bonito! Bjs. Adriana