Semestre V
Nas interdisciplina de Gestão e Organização da Educação realizamos várias leituras voltadas às leis e regimentos que norteiam a educação no país e as escolas.
A aprendizagem mais significativa que envolvia as interdisciplinas foi diferenciar os sistemas que regem a educação nacional e os conselhos que orientam a educação no município.
Trabalhamos também com o Regimento e o Projeto Político Pedagógico de nossas Escolas.
Para mim foi um importante aprendizado me apropriar dos documentos que norteiam o funcionamento do meu local de trabalho que, até então, estavam dentro da gaveta da sala da direção. Após este período do estudo destes documentos nas interdisciplinas, a escola realizou a reformulação destes nas reuniões pedagógicas com a participação dos professores e equipe diretiva.
“ Através de um currículo bem planejado será oportunizado que o educando possa conhecer/construir novos saberes. O currículo á construção social e com este instrumento os professores podem definir a presença forte de um panorama crítico, participativo e criativo para acúmulo de saberes. Deve-se, entretanto, alertar que, fundamentalmente, este processo deve ser participativo.”(Regimento escolar e Projeto Político Pedagógico: Espaços para a construção de uma escola pública democrática – Maria Beatriz Gomes e Mariângela Bairros.
Na interdisciplina de Psicologia da vida adulta os Projetos Temáticos das síndromes e outros distúrbios desenvolvidos durante a vida adulta me fez refletir como é importante manter hábitos sociais e mentais saudáveis para evitar o desencadeamento de algum transtorno psíquico. Também refleti na atividade em que realizamos um relato de como é ser adulto e um quadro com as fases encontradas e as pessoas ao meu redor que se encaixam nestas fases. A dificuldade que eu encontrava naquele momento era conciliar tantos compromissos e organização para cumprir todos os deveres.
O Projeto de Aprendizagem do Seminário Integrador realizado no semestre sobre os Animais e o Projeto temático sobre a Síndrome do Pânico em Psicologia da vida adulta ajudaram a experimentar o relacionamento em grupo e ter uma aprendizagem enriquecedora com a participação das colegas.
Aproveitando estas aprendizagens em pesquisas também desenvolvi uma proposta semelhante com os meus alunos de 3ª série onde realizaram um roteiro de pesquisa do estudo do corpo humano. A curiosidade é importante para o aluno realizar as suas descobertas na aprendizagem e para isto acontecer, ele deve estar próximo daquilo que o professor deseja que seja instigado, sendo importante a participação de ambos na elaboração do currículo escolar. Mesmo que indiretamente, sem a presença do aluno, cabe ao professor conhecer a sua realidade, afim de que traga, até ele, saberes que são necessários ao seu cotidiano e também faça com que os estudantes investiguem e construam a sua aprendizagem através dos meios aos quais possuem acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário