Semestre VII
No dia 24 de agosto iniciou-se o 7º semestre do Pead. Neste semestre estamos com as interdisciplinas de Seminário Integrador VII, EJA, Linguagem, Didática e LIBRAS.
Em Linguagem fizemos comparações orais entre alfabetização e letramento. Entendi a diferença entre estes conceitos e que os alunos que iniciam no 1º ano são letrados, pois contam histórias através de figuras, também exemplos dos adultos que não tem domínio da leitura mas tem uma vida social quase normal.
A narrativa infantil trabalhada na interdisciplina de linguagem fez refletirmos na capacidade das crianças em criar, contar, imaginar situações em que expressam através da linguagem que muitas vezes traz ao nosso conhecimento situações em que já vivenciaram ou que gostariam de terem contato. Com esta técnica podemos descobrir situações vividas pelos nossos alunos, sendo boas ou ruins.
Neste semestre realizamos um plano de aula na insterdisciplina de Didática, acredito que já focando o nosso estágio que viria a seguir. Para contemplar esta interdisciplina realizei com meus alunos um estudo globalizado com a Horta Escolar. Desenvolvi os conteúdos de alimentação, reciclagem, produção textual, leitura e interpretação, entre outros envolvendo o mesmo assunto. Utilizamos o ambiente informatizado para as pesquisas sobre os alimentos.
A aprendizagem através dos ambientes virtuais proporcionados pelo computador são bem importantes para os alunos, pois estes, em sua maioria, não possuem acesso as tecnologias em suas casas.
O fechamento das atividades foi com uma sala de frutas coletiva.
Aprendi que é importante para a criança desenvolver a sua aprendizagem de forma globalizada, assim facilita o seu entendimento em relação aos conteúdos desenvolvidos, pois o foco apresentado está sempre em evidência já sendo um assunto que despertou o seu interesse e curiosidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário