17.9.09

SALADA DE FRUTAS - BOA ALIMENTAÇÃO




Na realização do projeto da horta escolar com meus alunos, estou incentivando o consumo de alimentos de origem vegetal que fazem bem para a saúde. Após uma pesquisa do que eles consomem em casa de frutas e verduras, observei que não possuem o hábito de ingerir estes alimentos. Pode ser por fal de incentivo da família ou por não terem o hábito, pois quando eu ia falando os nomes dos vegetais muitos faziam caretas. Através do incentivo ao consumo provam e se acostumam a comer estes alimentos importantes para o organismo. Na semana passada dei a idéia que trouxessem de casa dois tipos de frutas diferentes para que juntos realizássemos uma salada de frutas. Eles conseguiram bastante frutas e foi bem variado. Tinha bananas, laranjas, maçãs, mamão, pêra, moranguinhos e abacaxi. Tudo transformou-se em duas bacias bem grandes acompanhado de guaraná. Todos os alunos provaram e comeram as frutas, através de uma conversa sobre a importância de ingerir frutas para regular o organismo. Foi uma aprendizagem divertida e deliciosa.

HORTA ESCOLAR




Neste semestre estou trabalhando com os meus alunos de 3ª série os alimentos. C onversamos bastante sobre a alimentação saudável e os alimentos que não fazem bem à saúde. Os alimentos que mais conversamso foi os de origem vegetal. Também realizaram um pesquisa dos vegetais que consomem em suas casas. Para incentivar o consumo de alimentos de origem vegetal eu e meus alunos estamos participando da confecção da horta escolar juntamente com a professora de Ciências de nossa escola. Em nosso canteirinho sameamos rabanete que quando forem colhidos, os alunos serão orientados para fazerem uma conserva.


Dessa maneira fica mais fácil o incentivo de uma alimentação balanceada, pois estão vivenciando a importancia de comer bem. Muitos alunos desconheciam a parência de alguns vegetais. Durante avisita puderam conhecer couve, repolho, rabanete, alface (lisa, crespa, roxa e americana), temperinho verde e alguns tipos de chás. Durante a merenda escolar também são servidos os vegetais produzidos na nossa horta.


13.9.09

Início do Semestre VII do Pead

No dia 24 de agosto iniciou-se o 7º semestre do Pead. Estamos nas interdisciplinas finais, acredito que o que vem a seguir nos próximos semestres serão estágios e trabalhos de conclusão. É muito bom chegar até aqui e pensar que está bem pertinho de encerrar os estudos e receber o diploma, suado e merecido.
Neste semestre estamos com as interdisciplinas de Seminário Integrador VII, EJA, Linguagem, Didática e LIBRAS.
Em aula presencial no dia 26 de agosto nos familiarizamos com as interdisciplinas de Linguagem e Seminário.
Em Linguagem fizemos comparações orais entre alfabetização e letramento. É possível ser letrado sem ser alfabetizado? Como o discurso acadêmico discute essa questão? Assistimos um PPT com exemplos e estím,ulos visuais. Exemplo de pessoas que tem vida profissional e social ativas e a sua dificuldade é não saber ler.
No 1º ano as crianças são letradas mas não alfabetizadas. Ex: crian ças que contam históriasd através das figuras. Leitura através de símbolos, finge ler, brinca de escrever, é uma criança letrada e não alfabetizada.
LETRAMENTO: é a leitura do mundo. Antigo conceito que letramento significava estudioso (erudito). Ex: Machado de Assis, era uma concepção. Significa introduzir crianças e adultos em práticas sociais de leitura, de escrita e de oralidade, independente do domínio do código escrito.
ALFABETIZAÇÃO: Analfabeto letrado faz uso da escrita e envolve-se em práticas sociais de leitura e escrita. Interessa-se em ouvir a leitura de jornais, recebe cartas e pede para as pessoas lerem, dita cartas para que um alfabetizado escreva. Significa dar acesso à tecnologia de elitura e de escrita, o que torna crianças e adultos alfabetizados, mas não letrados, possibilita codificar e decodificar a língua escrita, isto é ler e escrever.
Os conceitos são bem amplos e bonitos. Cabe a nós professores integrar os dois e preparar o nosso alunos para aleitura do mundo, torná-los cidadãos capazes de interagir no meio em que vive através das práticas sociais que devemos introduizir no cotidiano escolar. Ex: este ano vivemos um a epidemia de gripe A, trabalhar os cuidados não só em sala de aula, mas o que devem cuidar em casa e quando saem nas ruas, também incentivar que eles repassem os conhecimentos aos familiares, amigos e vizinhos (práticas sociais).

29.6.09

Realizando os trabalhos finais

Esta semana conclui o meu portifólio do semestre com a análise do filme que mostra uma escola francesa "Entre os muros da Escola". Ainda tenho alguns trabalhos das interdisciplinas para concluir e organizar o emu PA dos adolescentes.
Para a apresentação final do semestre escolhi ,uma vivência de sala de aula que relatei em meu Blog na Semana da Páscoa que fala sobre as diferenças não só físicas, mas como culturais e religiosas, fazendo uma aboradgem também nas questões raciais.

14.6.09

O circo


Dia do Circo na Escola

Na quarta-feira passada aconteceu na minha escola uma apresentação que durou uma hora, com três atores representando técnicas circences no espaço da quadra coberta, sem palco ou picadeiro, somente com um aparelho de som e os alunos sentados em cadeira que cada um levou da sala de aula. Pagaram um valo simbólico pela diversão que tiveram. Teve palhaços malabaristas, mágicas e muitas piadas. Foi muito encantador, as crianças adoraram. Durante a semana realizei trabalhos com eles sobre a origem do circo e uma pesquisa para fazer um levantamento de quem já havia assistido. Tive uma surpresa pois mais da metade da turma nunca foi ao circo. atividades como esta na escola são valiosas para os conhecimentos dos alunos e aprendizagem de nossas tradições e culturas de entretenimento.

Último Dia no Salão de Educação a Distância da UFRGS


No último dia do 5º Salão de Educação a Distância assisti uma palestra no Salão de Atos II onde cada representante dos cursos EAD falou e mostrou o andamento do curso. Durante a exposição do PEAD a Profª Rosane Aragon de Nevado mostrou de forma bem atrativa como funciona o nosso curso e a feliz estimativa de que poucos cursisas desistiram até agora. Isto demonstra satisfatóriamente que nossa caminhada está quase no fim e que somos vitoriosos.