13.11.09

Participando do Curso Aguapé


No final do mês de outubro iniciei um curso de 20 horas que está acontecendo na SMED de Alvorada, que aborda assuntos ambientais que podem ser trabalhados em sala de aula.
"Um dos principais focos de interesse dos jovens no momento, o meio ambiente é um tema que sempre desperta a curiosidade dos estudantes. O Projeto Aguapé quer colaborar com as atividades docentes em sala de aula, através de conteúdos práticos que possam servir de subsídio ao educador nas várias disciplinas ministradas." Trecho retirado do folder de divulgação das palestras.
Alguns títulos que serão abordados nas palestras:
"A geração de resíduos e os impactos no Rio Gravataí"
"Mata Ciliar"
"A história do Rio Gravataí"
Estes assuntos são de grande importância a serem trabalhados em sala de aula principalmente a conscientização da preservação destas áreas ambientais. Parece ser algo impossível de se resolver apenas conversando em sala de aula. Mas a partir de nossos pequenos alunos podemos multiplicar os conhecimentos através de seus familiares e vizinhos, por exemplo, a parte do lixo que deve ser descartado corretamente evitando que se espalhe e atinja rios e arroios.
Também podem ser orientados a econimizarem papel para evitar o corte exagerado de árvores que desabrigam animais e desprotegem as margens dos rios.
É com peuqenos detalhes que podemos fazer a diferença.

Um pouquinho atrasada...


Neste fim de semana vou me dedicar para colocar em dia minhas postagens do blog. Tenho algumas anotações no meu PC mas que ainda não estão completas, vou me aligeirar um pouco para reorganizar o meu blog e também os marcadores.

Após o dia dos professores me dediquei a elaboração dos Pareceres Descritivos dos alunos que foram entregues no dia 24 de outubro, e assim atrasei as atividades do PEAd.

Nas duas últimas postagens apenas inseri dois links. O primeiro foi um link que encontrei para notícias da Revista Nova Escola, que se atualiza automaticamente, fiz mais por curiosidade para ver como ficaria no meu blog.

O vídeo da Narrativa Infantil achei muito interessante e quis deixá-lo em um local bem acessível para assistí-lo de vez em quando, poderia ter feito um comentário logo abaixo, e assim que puder vou retomar esta postagem que bem valiosa para a interdisciplina de Linguagem.

15.10.09

A narrativa infantil







Ao assistir este vídeo disponibilizado pela interdisciplina de Linguagem e Educação, achei muito interessante as histórias contadas pelas crianças e o modo como articulam os personagesn de suas fábulas favoridas misturadas com personagens inventados ou que fazem parte da sua vida real. Em minha escola temos quatro turmas de 1º ano desde o ano de 2007. Nunca trabalhei com o 1º ano mas tenho curiosidade, pois escuto os relatos das minhas colegas e acho muito interessante quando expoem as situações que acontecem em sala de aula, como a imaginação das crianças, interesse em aprender e o carinho que têm por ouvir histórias. É muito gostoso esta faixa etária de 5 até 7 anos onde eles não tem vergonha de ouvir histórias bem infantis ou até mesmo contar pequenas parte ou interpretar seus personagens favoritos.

14.10.09

Revista Nova Escola


Durante a realização de algumas atividades do PEAD, fiz uma busca na internet para enriquecer o meu material de pesquisa e encontrei um link que ia direto para Revista Nova Escola e ensinava como colocar o link para disponibilizar no Blog com a atualização das notícias que saem na Revista.

Achei bem interessante e resolvi fazer um teste, mais por curiosidade em ver como ficaria.

11.10.09

Respondendo aos comentários das postagens no meu blog

Passei pelas minhas postagens no blog e li os comentários da Profª Bea e Tutoras Simone e Adriana. gostei muito dos questionamentos que me fizeram, assim posso me aprofundar mais nas aprendizagens dos meus alunos explorando melhor os assuntos que estou trabalhando.



1º - O ambiente informatizado da minha escola

É um espaço que é atendido por uma professora do Cat que desenvolve atividades de pesquisas e de desenvolvimento do raciocínio lógico com os alunos. O atendimento as turmas é quinzenal, todos os professores da escola utilizam este espaço juntamente com seus alunos.



2º trabalhando a alimentação saudável e reciclagem de materiais reutilizáveis

Durante os trabalhos desenvolvidos no A.I. realizo pesquisas com os meus alunos pertinentes a horta, alimentação saudável e modelos de objetos que podem ser produzidos com materiais para reutilização. Além do computador também utilizamos o vídeo da escola para assistir filmes relativos a estes assuntos, atualmente assistimos "ABatalha dos Vegetais" que sugere uma alimentação saudável. A outra parte de pesquisas é feita na casa dos alunos onde entrevistam os familiares para saber os aluimentos que consomem, como desenvolvem a horta domiciliar e ainda pesquisam como fazem o reaporoveitamento de materiais. A utilização dos meios de comunicação também é bem importante (jornais, revistas e televisão).



3º trabalhando com as oficinas de reciclagem
As oficinas são realizadas pelos alunos de 7ª série da escola nos períodos vagos durtante as aulas. É um grupo de alunos que realizou um projeto de reciclagem com a produção e encadernação de um livro com técnicas de reaproveitamento de materiais, transformando em objetos e brinquedos. Este projeto tem o apoio da professora de Ensino Religioso da nossa escola. Os alunos monitores marcam um dia e vão até a turma que já recolheu a sucata previamente para a realização da atividade. É um grupo de 8 alunos para auxiliarem, formam grupos de 4 alunos na sala de aula onde cada monitor fica em um grupo para a montagem do objeto juntamente com os alunos. Durante a realização da atividade todos os alunos fazem o mesmo trabalho, o que foi relatado na postagem do meu blog era caixinha de presente reaproveitando caixas de leite.

30.9.09

Trabalhando no Ambiente Informatizado da Escola

A minha escola possui um ambiente informatizado localizado no segundo piso, onde contamos com uma professora que orienta as atividades que são quinzenais. O ambiente é bem equipado com 35 computadores bem modernos, internete banda larga, impressora e ainda data show para desenvolvimento de atividades. Nos momentos em que minha turma está no ambiente realizamos atividades que desenvolvem o raciocínio lógico e aprendizagem das tecnologias. Os jogos em rede também são bastante utilizados dentro dos sites educacionais. Hoje trabalhamos com os Jogos Boole que através das cartinha com perguntas os alunos aprendem a interpretar histórias brincando. Esta atividade também pode ser desenvolvida em sala de aula com as cartinhas de papel e os textos lidos oralmente, sendo uma atividade que facilita a aprendizagem da leitura e capacidade de entendimento de histórias.
A aprendizagem através dos ambientes virtuais proporcionados pelo computador são bem importantes para os alunos, pois estes, em sua maioria, não possuem acesso as tecnologias em suas casas.

Atividades com sucata

Na terça-feira, 29 de setembro, os alunos da 7ª série da minha escola desenvolveram um projeto com a minha turma de 3ª série sobre o reaproveitamento de materias, através de uma oficina de sucatas. Os alunos realizaram uma explicação que o lixo é aquilo que jogamos fora, mas que muitas vezes podemos reaproveitá-lo em outras atividades do nosso dia-a-dia, exemplo, na confecção de brinquedos e artigos decorativos.
Os meus alunos recolheram materiais em suas casas como garrafas vazias, caixas de leite, papéis e enfeites coloridos. Em minha sala de aula os lunos foram divididos em oito grupos e cada um tinha um monitor para realizar na confecção dos objetos. Utilizando caixinhas de leite realizaram a montagem de uma caixa de presentes decorada com figuras de jornais e revistas e colocaram um lacinho colorido para unir as pontas das cixinhas fazendo um lacinho.
Esta atividade foi bastante produtiva e despertou o interesse e a imaginação da turma, fazendo com que se conscientizassem da importância de reaproveitar os materias que jogamos fora diariamente, evitando disperdícios. Através destes materiais têm a possibilidade de desenvolver novas habilidades e capacidades, proporcionando um momento de distração e também aprimorando o gosto pelas artes.