25.11.07

Diferenças











Semana da Consciência Negra

Neste sábado 24 de novembro aconteceu na escola uma mostra e apresentações que marcaram a culminância da Semana da Consciência Negra. Foram várias apresentações de danças, teatro e exposições com objetos culinárias e fotos características.
Também participamos anteriormente de um encontro promovido pela Secretaria de Educação de Alvorada com relação a Consciência Negra “Um olhar reflexivo sobre as práticas anti-racistas no cotidiano escolar”. Neste encontro participaram vários representantes da cultura afro-descendente nos quais palestraram em relação ao preconceito racial dentro e fora da escola e de que forma abordar e interagir com as crianças para evitar os preconceitos raciais. Também foi oferecida uma oficina de confecção de bonecas negras com material de sucata.
Para trabalhar este assunto com os meus alunos da 2ª série utilizei uma história “O amigo do rei” que fala sobre dois meninos Ioiô que era filho de escravos e de Matias que era filho do fazendeiro. No final da história ocorrem acontecimentos em que o menino negro se torna Rei de um Quilombo e os dois continuam sendo amigos. Esta é uma forma de levar a literatura infantil para a sala de aula através da contação de histórias para abordar um tema que fala sobre preconceitos. Confeccionei um texto coletivo com os alunos sobre a história onde colocaram as suas opiniões e participações e dando um novo final para história, lembrando a nossa aprendizagem das histórias coletivas no SI – III.
Confeccionei com os meus alunos as bonecas negras que foi uma forma para pensarem de como é importante a igualdade entre os seres humanos e puderam brincar livremente com os seus bonecos confeccionados sem técnicas ou exigências (Ludicidade), explorando a ludicidade, brincando despretenciosamente.

Nenhum comentário: