21.4.08

Reorganizando a Matemática

Sempre tive bastante facilidade em aprender Matemática e a realizar os cálculos mentais no dia-a-dia, na escola quando estudante atingia as melhores notas. acredito que por ter habilidade com os números e achar muito fácil não compreendo como os alunos tem dificuldade em aprender.
Em sala de aula apresento os conteúdos rapidamente e de forma bem tradicional, utilizando raciocínios que são lógicos para mim. aos poucos fui percebendo que para a criança a Matemática é algo muito abstrato e difícil e que todos na maioria tem dificuldades.
Tive que repensar o meu método e introduzir atividades práticas n os meus planejamentos.
Através do uso do material concreto e do material dourado passei a amenizar estas dificuldades dos meus alunos.
Hoje apresento os contúdos novos de Matemática e realizo atividades bem práticas com materiais de sala de aula quando sinto que os alunod estão com dificuldades em assimilar o que está sendo ensinado. Como exemplo na divisão utilizo lápis coloridos, colas tesourinhas e divido realmente entre os alunos para que fique bem visual o que está sendo proposto.

Através da interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática estou apontando e corrigindo as minhas falhas como educadora e estou percebendo que posso inovar cada vez mais na aprendizagem e desenvolvimento das técnicas com operações, números, material concreto, classificação de conjuntos e seriação de elementos.
Há uma ampliação da minha visão da Matemática que estou vendo que esta disciplina vai muito mais além do que encher os alunos com cálculos e problemas matemáticos. A Matemática pode ser trabalhada juntamente com os outros conteúdos e fazer com que os alunos entendam e percebam que a matemática está presente mesmo fora da escola nas situações que vivenciam na família, na rua, no mercado, padaria, quando pegam o ônibus e quando controlam as horas.

Também estou aprendendo a valorizar os conhecimentos matemáticos das crianças e a estimulá-los a gostar das situações em que envolvem matemática nas suas vivências.

Nenhum comentário: