28.5.08

Reflexão sobre a Leitura Complementar do Paulo Freire


Criar possibilidades para a construção de aprendizagem para os alunos, é uma frase que chama bastante atenção pelo fato de estarmos desenvolvendo atividades práticas das quatro interdisciplinas com os alunos em sala de aula. Realmente quando o aluno constroe as suas questões e tenta solucioná-las ocorre a verdadeira aprendizagem pois acontece uma troca muito rica do professor com a sua turma de modo que o aluno se torna um ser participativo na cooperação daquilo que tem interesse que seja investigado em aula.

O professor deixa de ser aquele instrumento de hierarquia que traz o conhecimento pronto e despeja o conteúdo que está progarmado para os alunos preocupado sempre em vencer a lista obrigatória que deve ser desenvolvida durante o ano letivo.

Estou vivendo esta experiência com os meus alunos de 4º ano onde estou bem admirada com o que estou aprendendo com eles.

Desnvolvo os conteúdos de acordo com as necessidades deles e só vou adiante nos assuntos quando vejo que estão satisfeitos com as atividades desenvolvidas.

Há um compromentimento maior pelos alunos em participar e sugerir idéias para os próximos assuntos que serão desenvolvidos.

Um comentário:

Adriana Irigaray disse...

É de acordo com essas necessidades, realidades dos alunos,acaba surgindo um interesse cada vez maior por eles na aprendizagem.Eles precisam serem os construtores desse momento, interagirem para que possa "acontecer".
Bjs...
Adriana