13.5.09

Aula presencial de Psico


Hoje tivemos aula presencial da Interdisciplina de Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II. Incialmente assistimos a várias demonstrações práticas das testagens de Piaget com a participação de uma criança que é filho de uma das colegas. Através das testagens foram abordados os questionamentos mais comuns que ocorrem e os desdobramentos que podemos utilizar como alteração de perguntas e adaptações das situações e utilização de argumentos para as respostas dadas pela criança. O Método Clínico deve ser bem aplicado evitando a indução da criança para dar a resposta que queremos ouvir. este método leva a criança a manter a sua opinião em relação a situação proposta ou aceitar a nova aprendizagem proposta pelo desafio, isato dependerá do estádio de desenvolvimento ao qual esta se encontra. Também houve exemplificação de cooperação que ocorre quando há a participação de pessoas em uma mesma proposta e não necessariamente que uma deve concordar com a outra, mas há uma mudança ou análise dos pensamentos. Também foi relatado pela Prof Luciana que devemos sempre levar os nossos alunos a curiosidade e questionamento, levando ele próprio a produzir as suas respostas, por exemplo, evitar de dar respostas prontas e incentivá-lo a pensar. Ainda foi comentado sobre a aprendizagem das pessoas em geral que é verdadeira quando há um desequilíbrio do saber, levando o indivíduo a analisar profundamente o que deseja conhecer ou o que tem dúvida.

2 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Oí Dani, porque será que normalmente não incentivamos nossos alunos a buscarem respostas?De que forma poderiamos mudar essa situação?
Bom final de semana!
Adriana

Daiane Grassi disse...

Oi Dani, gostei do questionamento da Adriana. Este tipo de trabalho com "a pedagogia da pergunta", tem contribuído para uma "prática da pergunta" lá na tua sala de aula?!

[]s - Daiane.