18.4.10

Arquitetura Pedagógica



Escolhi realizar um PA para montagem da arquitetura pedagógica, tendo em vista que em minhas nove semanas de estágio tenho um planejamento voltado para investigação, pesquisa, satisfação da curiosidade, mediação entre a professora e os alunos e intercâmbio de conhecimentos dos alunos com seus familiares.


O foco principal de pesquisa seria a colméia de abelhas que se instalou no teto da nossa quadra de esportes na escola. Os alunos demosntram-se curiosos em entender porque as abelhas se instalaram ali e se algum dia irão embora. Inicialmente já demonstram as certezas que tem, e fazem perguntas das suas dúvidas e eu respondo que juntos nós iremos solucioná-las.


Em minha escola temos uma boa opção para uso das tecnologias: temos um laboratório de informática bem equipado com 29 computadores modernos e com acesso rápido a internet, além disso conta com os pcs em rede tornando fácil o acesso e socialização dos sites em que estão trabalhando. Ainda temos no local telão e datashow para facilitar as explicações e a navegação. A professora responsável pelo ambiente no turno da tarde demonstra-se bastante colaborativa e tem o domínio nas máquinas.


O que me deixa um pouco em dúvida é com o trabalho dos alunos e acesso no pbworks, eles são bem limitados na leitura e na escrita e não acredito que consigam editar e organizar as páginas de suas pesquisas.


Tentarei fazer esta parte mais delicada e trabalhar com eles mais nas figuras e pesquisas. Os registros e montagens das páginas das suas descobertas serão montadas com a minha supervisão.


Acredito que assim será possível concretizar o nosso PA, mas se eu não conseguir seguirei por outro caminho com uma nova AP, mas que ainda não decidi qual será a mais adequada aos conceitos que estamos trabalhando em sala de aula.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Cada um tem seu tempo, não é mesmo Dani! Talvez tenha de auxiliá-los no início dos trabalhos, mas sempre motivando-os e deixando que aprendam dentro das suas possibilidades. Talvez eles te surpreendam... e não é raro disso acontecer! Bjs, Maura - tutora do SI