13.9.09

Início do Semestre VII do Pead

No dia 24 de agosto iniciou-se o 7º semestre do Pead. Estamos nas interdisciplinas finais, acredito que o que vem a seguir nos próximos semestres serão estágios e trabalhos de conclusão. É muito bom chegar até aqui e pensar que está bem pertinho de encerrar os estudos e receber o diploma, suado e merecido.
Neste semestre estamos com as interdisciplinas de Seminário Integrador VII, EJA, Linguagem, Didática e LIBRAS.
Em aula presencial no dia 26 de agosto nos familiarizamos com as interdisciplinas de Linguagem e Seminário.
Em Linguagem fizemos comparações orais entre alfabetização e letramento. É possível ser letrado sem ser alfabetizado? Como o discurso acadêmico discute essa questão? Assistimos um PPT com exemplos e estím,ulos visuais. Exemplo de pessoas que tem vida profissional e social ativas e a sua dificuldade é não saber ler.
No 1º ano as crianças são letradas mas não alfabetizadas. Ex: crian ças que contam históriasd através das figuras. Leitura através de símbolos, finge ler, brinca de escrever, é uma criança letrada e não alfabetizada.
LETRAMENTO: é a leitura do mundo. Antigo conceito que letramento significava estudioso (erudito). Ex: Machado de Assis, era uma concepção. Significa introduzir crianças e adultos em práticas sociais de leitura, de escrita e de oralidade, independente do domínio do código escrito.
ALFABETIZAÇÃO: Analfabeto letrado faz uso da escrita e envolve-se em práticas sociais de leitura e escrita. Interessa-se em ouvir a leitura de jornais, recebe cartas e pede para as pessoas lerem, dita cartas para que um alfabetizado escreva. Significa dar acesso à tecnologia de elitura e de escrita, o que torna crianças e adultos alfabetizados, mas não letrados, possibilita codificar e decodificar a língua escrita, isto é ler e escrever.
Os conceitos são bem amplos e bonitos. Cabe a nós professores integrar os dois e preparar o nosso alunos para aleitura do mundo, torná-los cidadãos capazes de interagir no meio em que vive através das práticas sociais que devemos introduizir no cotidiano escolar. Ex: este ano vivemos um a epidemia de gripe A, trabalhar os cuidados não só em sala de aula, mas o que devem cuidar em casa e quando saem nas ruas, também incentivar que eles repassem os conhecimentos aos familiares, amigos e vizinhos (práticas sociais).

2 comentários:

Simone disse...

Olá Daniela!
É tão bom olharmos para trás e ver tudo o que ja realizamos e tão bom olhar para frente e ver que agora falta pouco para a formatura né?! Mas até lá temos muito trabalho pela frente ainda.
Desejo que tenhas um ótimo e produtivo semestre.
Um abraço, Simone R. - Tutora sede

Beatriz disse...

Oi Dani, que interessante quando dizes que são dois conceitos bem amplos e bonitos. Ainda bem que logo depois tu exemplificas como podes concretizá-los. Um mal da educação é ter muitos conceiitos amplos e bonitos e ficar nisso. O mundo educacional está cheio de palavras lindas e muito pouca ação bonita, não achas?
Um abração
Bea