5.12.06

COMO É O CÉU

Havia um convento com muitos monges.
Cada um deles se dedicava a uma atividade, e todas as ações se destinavam ao bem estar das pessoas, de dentro ou de fora do claustro.

Entre tantos havia um homem singular. Ele não era ordenado, não sabia nada de teologia, não fazia discursos nem dava sermões. Ele mal sabia ler; apenas trabalhava. Tinha um invulgar senso de serviço e de participaçõa. Por ser inculto, a ele eram cometidas as tarefas mais simples da casa. Assim ele ajudava na limpeza, na cozinha, cortava lenha, buscava mantimentos no povoado, dava banho nos doentes e idosos, cuidava do jardim, fazia pequenos consertos e, por ainda possuir certa vitalidade, apesar da idade avançada, tocava o sino três vezes por dia.

Numa noite, o anjo da morte o procurou. Ele estava na cozinha, enxugando os talheres do jantar. Ao ver o visitante, ele pediu:
_ Eu vou com você, mas deixa-me primeiro terminar de enxugar os talheres...
O anjo deu meia volta e desapareceu.

Meses depois voltou. O frade colhia flores no jardim. E disse:
_ Vou contigo, sim, depois de colocar essas flores no vaso do altar...

De novo o anjo sumiu. Na terceira vez, o monge estava no quarto de um enfermo, dando-lhe sopa, às colheradas, na boca. De novo o adiamento:
_ Logo em seguida, mas deixa-me alimentar esse coitado...
O anjo foi embora e não aparecu mais.

Julgando-se maduro para a colheita e cansado para a vida terrena, o velho monge, mesmo assoberbado pelo trabalho, orou a Deus, pedindo a presença do anjo da morte. O dialogo entre os dois é interessante:

_ Que queres comigo? Pergunta o anjo.
O homem responde:
_ Tantas vezes te fiz esperar, pois estava ocupado, mas agora eu quero ir para o céu, quero ver a Deus, tenho muita fé e amor pelo SENHOR e desejos de conhecer o céu. Ah, como eu quero ver o céu e viver seu clima de paz!

O anjo sorriu e lhe respondeu:
_ Que aconteça como desejas, mas não verás muita coisa nova por lá, pois quem, como tu, se dispôs a servir os outros, secando os talheres, colhendo flores ou cuidando de doentes, com o amor que fizeste, já conheceu o céu e já o viveu aqui na terra. E o levou.

3 comentários:

Ivana disse...

Olá Daniela, passei por aqui para te deixar um abraço.
Beijos, Ivana

Tatiana Richardt disse...

Olá, Dani!
Estou dando uma passadinha para desejar uma boa semana de estudos!
Um abraço, Tatiana - Tutora S.I.

Adriana Irigaray disse...

Boa noite! Passei só para dar um oí, e te desejar uma boa semana! Bjs. Adriana