29.12.06

ESC 11 - PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
Profª Vera Corazza
Atividade 11 - grupo D
Aluna: Daniela Alcebíades da Silva Albrecht

HOJE FIZ A MINHA PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM PARA ATIVIDADE DA ESC 11
Fiquei surpresa em ver que fui a primeira a participar do fórum, demorei em realizar esta atividade pois estava com outras pedências e acredito que os colegas do meu grupo também ainda não colocaram os seus comentários pois também estão atualizando outras pendências.
Este relato abaixo é a participação que fiz para esta atividade:

Olá colegas e professores! Fiz as visitas aos sites do MEC, SEC e SMED de Alvorada, li alguns enfoques sobre educação e analisei a proposta da atividade em fazer uma comparação na estrutura educacional do País. Realmente a entidade educacional interfere bastante na forma de aprendizagem, ou seja o método que é reproduzido ao aluno, a forma em que o professor conduz os conhecimentos. No site do MEC li alguns artigos dos livros para 2007 que serão utilizados nas escolas públicas com alunos do Ensino Fundamental e mostra um tipo de aprendizagem fechada onde as cartilhas são produzidas de acordo com os Parâmetros Nacionais que muitas vezes não se encaixam com a nossa realidade do Sul, e muitas vezes recebemos os livros nas escolas e pouco podemos utilizá-los ficando somente para material de apoio. A educação nas escolas estaduais e municipais também têm suas diferenças de acordo com os sites das secretarias, na primeira há uma demonstração de um ensino mais aprimorado onde busca novos conhecimentos para seus alunos, até li no site algumas palestras e trabalhos que estão expostos em forma de textos e slides que abordam diversas áreas do ensino fundamental e que servem como aperfeiçoamento para nossas técnicas. A educação estadual se apresenta como uma janela que abre para muitas possibilidades ao educando. Já no segundo site, mostra um ensino fechado voltado para a cidade atendendo somente as necessidades básicas dos educandos, um ensino sem muitas aberturas e possibilidades aos alunos. Lendo o texto " Desigualdades educativas estruturais no Brasil: entre Estado, Privatização e Descentralização" vi algo parecido com o que comentei acima. A rede pública acolhe a maioria dos alunos e a rede particular é freqüentada somente pelos alunos com boas condições econômicas. Na educação pública há a divisão de Escolas Municipais que atendem alunos oriundos das classes mais desfavorecidas, no texto fala que são escolas numerosas e grande quantidade de alunos, com taxas de abandono e repetência altas; nas Escolas Estaduais são alunos vindos da classe média e as mais desfavorecidas e a situação da escola depende do desenvolvimento econômico do estado. Nas escolas privadas estão os alunos que tem uma situação econômica mais favorecida e famílias que buscam uma educação diferenciada aos seus filhos principalmente quando chegam ao Ensino Médio, buscando uma melhor aprendizagem para disputarem o vestibular das Faculdades Federais, local onde é praticamente impossível encontrar estudantes que tenham freqüentado o ensino público no primário e no secundário.
Me chamou também atenção a frase no texto em que diz " É no mínimo estranho que o ensino só se torne público e gratuito quando todos os alunos desfavorecidos foram eliminados".
Há também uma parte em que aborda os salário dos professores, e faz uma comparação entre a qualidade do ensino e o serviço prestado, ou seja, professores melhores remunerados desenvolvem suas funções com mais qualidade, citando a situação das escolas particulares.
Sinti bem de acordo com a realidade da escola onde trabalho " A riqueza das atividades pedagógicas oferecidas aos alunos torna-se ainda mais diretamente vinculada às rendas de seus pais", é a situação que vivemos durante o ano escolar, a escola dispõe de pouco material e recursos e se quisermos fazer atividades diferenciadas contamos com o apoio dos pais em fornecer os materiais e muitos alunos não trazem devido as dificuldades financeiras tornando a distribuição disproporcional aos alunos. Eu como professora procuro colaborar adiquirindo materiais sempre que possível, mas às vezes foge também das minhas possibilidades.

Ápós os comentários dos colegas do grupo D continuarei a participação no fórum para novas reflexões.

2 comentários:

RAPHAEL disse...

oi tudo bem com vc ? bom vc nao me conhece , sou do rio de janeiro, tenho 31 anos , estudo letras/literatura , gostei do seu perfil.. raphaelfroes28@gmail.com

RAPHAEL disse...

continuação do comentário..(risos)moro em ipanema tenho 1,70 .. e te achei muito gaucha (sou filho de gaucho) .. raphaelfroes28@gmail.com