28.12.06

ESC 10 - Relato Final da Participação - Wikstórias

Demorei a realizar a atividade do wikistórias pois tive que fazer as leitura do Paulo Freire e paralelamente ir colocando contribuições e participando das histórias. No início achei que era parecido com um texto e ia inserindo idéias no meio das reflexões dos colegas, mas aos poucos vi que cada um foi colocando isoladamente a sua participação com o seu nome, parecendo o Fórum que participamos no Rooda. Fiz também minha participação coloquei o meu nome e li as outras histórias nas outras salas. Abaixo coloco o relato que fiz em minha página pessoal juntamente com as minhas participações nas histórias.

PÁGINA PESSOAL: Meio complicado esta atividade, criei o link mas estou com dificuldades em me inserir nas histórias.
Já fiz a participação no meu grupo. Li as colocações dos colegas, e dei a minha contribuição.
Hoje dia 26/12 e, estou aprimorando a minha participação e vou colocar novas reflexões.Dia 28/12 encerro a minha participação no wikistórias. Achei bem gratificante participar destas histórias, ler o relato das colegas e poder contribuir com um pouco do que li. Também participei da sala de alfabetização e troquei algumas idéias com as colegas.

PARTICIPAÇÃO NA SALA 3: É sempre bom refletirmos em nossa prática educativa, não basta apenas ser professor, temos que entender o nosso significado o porque ensinamos e para quem ensinamos, e isso me retorna nas leituras do Paulo Freire que devemos fazer a nossa prática educativa fazer sentido, buscar sempre a realidade do aluno fazer ele ter vontade de aprender sempre utilizando aquilo que lhe interessa. Segundo Paulo Freire, "ensinar exige respeito à autonomia o professor deve ensinar tendo como principal meta a formação do educando, sendo esta a formação escolar, ou seja, baseada nos conteúdos e assuntos típicos da escola, ou a formação pessoal, onde se leva em consideração a vivência do aluno, seus medos, dúvidas, erros, enfim tudo que lhe seja relevante.O professor precisa estar na sala de aula, como um todo, física, mental e espiritualmente, somente assim poderá educar com limites, respeitando autonomia do educando, onde este possui conhecimentos e dúvidas formadas por eles. Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores. A luta em favor do respeito dos educadores e a educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta pelos direitos não é algo que vem de fora da atividade docente, mas algo que dela faz parte. O professor deve respitar a curiosidade do educando, com humildade e tolerância, deve amar a prática pedagógica e aos educandos.
E esta esperança está no cotidiano de nossos alunos, por isso a importância de trabalhar a partir de suas vivências.Como dizia Paulo Freire, devemos trazer a realidade do aluno para dentro das salas de aula, pois é através destas vivências que ele se sente motivado, e é onde ele encontra um ponto de partida para desenvolver as suas habilidades. É o amor que nos faz sermos diferentes, educarmos com gosto, vontade, nossos alunos sentem que adoramos o que estamos fazendo e assim sentem vontade de aprender se tornam cidadãos conscientes e capazes de mostrarem aos outros aquilo que aprenderam de bom na escola.

PÁGINA DA ALFABETIZAÇÃO: Sou a Daniela, tenho pouco tempo no magistério e nestes útimos anos trabalhei com três turmas de 1ª série. No inÍcio foi complicado alfabetizar, mas fui pegando dicas com as colegas e hoje continuo aprendendo e já alfabetizo com facilidade.Adoro trabalhar com os pequenos e faço por opção, porque gosto muito.
Li no relato acima deuma das colegas que em sua escola há professoras que não gostam de trabalhar com as 1ªsséries, mas acho isso um preconceito, pois só iremos gostar se experimentar, logo se pega ojeito. Eu amo! E vou continuar o em 2007 alfabetizando...

Daniela Albrecht

Nenhum comentário: