21.6.08

Tangran na Feira de Ciências


Com a exploração das atividades de Espaço e forma na interdisciplina de Representação do mundo pela Matemática iniciei o trabalho de formas geométricas com os meus alunos através do Tangram. Inicialmente realizei a atividade apenas como um jogo livre no qual desafiei para que montassem um quadrado utilizando as 7 peças. Foi uma atividade que fizeram durante duas aulas. Quando conseguiram montar o quadrado apresentei os nomes das outras peças que faziam parte do jogo e desenvolvi uma produção de figuras utilizando as peças. inicialmente fizeram através de desenhos e após utilizaram folhas coloridas para recorte das peças e montagem de figuras que representam o meio ambiente como animais, pessoas e casas. Os trabalhos realizados pela minha turma de 4º ano foram expostos na Feira de Ciências que se realizou na Escola Podalírio no dia 18 de junho na última quarta-feira. Foi a primeira vez que fiz um trabalho integrado de duas disciplinas para compor uma exposição. A junção do conteúdo de Matemática de formas geométricas e meio ambiente em Ciências me oportunizou a aprendizagem da interdisciplinariedade na qual facilita o entendimento e desenvolve a criatividade dos alunos. Certamente antes de realizar estas interdisciplinas no PEAD não trabalharia desta forma. Para desenvolver formas geométricas apenas apresentaria os seus nomes e pediaria para os alunos identificarem através de exercícios de memorização. Destacando também que nunca trabalhei este conteúdo em nenhuma das séries em que já lecionei pois via como desnecessário este tipo de conhecimento ao aluno. Agora entendo que se faz necessário a apresentação de diversos conceitos em Matemática aos alunos para que estes se apropriem de conhecimentos básicos que futuramente desenvolverão em suas vidas. A Matemática que foi desenvolvida na interdisciplina enfatiza que devemos aplicar e transformar as noções matemáticas do nosso aluno como um preparo para sua vida.

Nenhum comentário: