2.5.10

Formação da Smed


Nos dia 29 e 30 de abril não tivemos aula em nossas escolas municipais pois os professores da rede participaram do ciclo de palestras oferecido pela SMED de Alvorada. Nestes dois dias participei de 4 palestras:


Dificuldades de Aprendizagem, Tecnologia, Violência Escolar e Inclusão Escolar.

Observei que nestas quatro palestras houve uma preocupação em mostrar aos professores possíveis soluções para cada caso no sentido de como manter estes alunos dentro da escola, mesmo com as suas limitações. Aprendemos técnicas e maneiras de trabalhar com estes grupos de alunos sem sentirem-se excluídos e sim como parte integrante do processo de aprendizagem escolar. Nas dificuldades do aluno em aprender identificar as causas e as possíveis soluções, trabalhar os vários sentidos que o aluno tem, principalmente as técnicas diferenciadas que vão ao contrário das suas limitações, exemplo se o aluno não consegue ler, fazer com que ele se expresse oralmente até que chegue ao ponto em que consiga desenvolver as suas dificuldades na leitura. As tecnologias que avançaram ao longo da nossa década devem ser aliadas na nossa sala de aula, fazer com que os alunos tenham interesse nas mídias não somente para divertimento, dorecioná-los para o uso nos estudos e na aprendizagem. A violência e Inclusão escolar gera uma insegurança nos alunos, levando a uma possível evasão, identificar as dificuldades de aceitação dos alunos e trabalhar de forma positiva, fazendo com que eles desenvolvam aquilo que eles tem de melhor.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

E como repensas teu processo de aprendizagem nesse contexto, tendo em vista teu momento de estágio, Dani? Bjs,Maura - tutora do SI