10.10.10

Revisando o Semestre I

Interdisciplinas

A realização das atividades do Semestre I do PEAD na interdisciplina de Escola, Cultura e Sociedade e Escola, Projeto Político Pedagógico e Currículo eram realizadas no Blog. Acho que esteticamente ficava um pouco atrapalhada a escrita pela formatação do Blog. Acredito que a intenção das professoras era que compartilhássemos as idéias das atividades com as colegas e postássemos comentários, assim seria uma forma de integração.
Em uma atividade que deveria descrever "Quem sou eu?" escrevi bem empolgada que estava atuando como professora e fazia com muito orgulho, também mencionei "Puxa serei uma Pedagoga!" e agora estamos na reta final do curso.
Conforme os relatos eu tinha bastante dificuldades em lidar com a internet.
Em uma postagem pelo dia do professor consegui colocar uma imagem que tinha no meu computador.
Hoje em dia isto é algo bem simples, pelas aprendizagens que tivemos em tecnologias ao longo do curso.
É bom analisar a caminhada.

Revisando o Semestre I

Nas semanas iniciais de criação do BLOG em agosto de 2006, fiz postagens sobre o meu perfil e sobre as participações nas atividades da interdisciplina do Seminário Integrador.
Para nos familiarizarmos com este ambiente virtual as professoras estimulavam que realizássemos visitas frequentes aos blogs das colegas do curso com a postagem de algum comentário.
As minhas reflexões semanais eram desenvolvidas em 3 a 4 linhas, faltava criatividade e também não sabia postar imagens. Percebi que não havia uma conexão entre atividades do PEAD e a minha prática de sala de aula nas postagens das reflexões semanais em meu blog.
Me chamou a atenção um comentário que fiz sobre explorar as possibilidades do computador:

"Abri az minha mente e consegui aceitar

Evoluções

A partir de novembro de 2006 já conseguia postar no Blog e inserir figuras só que eu não relacionava a imagem com o assunto que se tratava na postagem.
Exemplo: falava sobre um fórum realizado no pbwiki com discussões com as colegas sobre o poder e hierarquia e a imagem que postei ao lado eram dois gatinhos cor de rosa, sem qualquer relação com o assunto.
Comentei na reflexão semanal que o ritmo das atividades já estava mais controlado e que estava conseguindo me organizar melho e colocar as postagens em dia. Também elogiei as atividades de interação com as colegas realizadas na interdisciplina das TIC'S.
novamente postei uma mensagem de reflexão mas sem nenhum comentário.

"Do que serveria a vida se não fosse para corrigir os erros, vencer os preconceitos e a cada dia alegrar nosso coração e nossos pensamentos."
Autor desconhecido

Seria para viver e aproveitar todas as oportunidades que temos de aprender e nos tornarmos pessoas com bons conhecimentos e atitudes.

Superação das dificuldades

Observo que os relatos se voltam ao cansaço e a dificuldade em entregar as atividades nos prazos estabelecidos no 1º semestre em 2006.
"Muitas são as dificuldades, às vezes técnicas, outras na teoria."
Ai me refiro as TIC'S e também a dificuldade na compreensão dos textos.
Há uma postagem de um poema do Mário Quintana "Eternamente Responsável", em que uma parte me chamou a atenção:

"O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras..."
"Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação."

quando fiz esta postagem eu estava me sentindo assim, sem forças para ir adiante e tentando me apoiar em coisas mais simples para me sustentar e alcançar as mais complexas, faltava fazer uma explicação ou um comentário sobre a postagem do poema.

No 1º semestre a avaliação final do PEAD foi um memorial relacionando as aprendizagens do semestre e as vivências de sala de aula.
A princípio sabíamos somente que deveria ser realizado este documento e fazer a escolha da atividade mais significativa do semestre. Escolhi um PPT realizado nas TIC'S que falava sobre a minha caminhada no semestre.
Havia uma dúvida de como seria a avaliação no dia marcado no Pólo. Até então não tínhamos conhecimento. Foi um dia inteiro de apresentações, foi bem complicado.

Nenhum comentário: