6.7.10

A autonomia dos alunos

No início do estágio fiquei bem preocupada com o rendimento das atividades da minha turma, pois não conseguiam concluir as atividades que eu havia planejado devido ao espaço de tempo, ficando as atividades acumuldas para as próximas aulas. Percebi que necessitavam de um tempo maior de conversa sobre as orientações para realizar as atividades, tive que mudar as minhas estratégias na turma e adaptar as minhas aulas, me transformei em uma professora mais aberta as opiniões das crianças e passei a valorizar o que traziam de suas experiências de fora da sala de aula. Assim as aulas ficavam mais ricas com as contribuições dos alunos. Assim sempre no início das aulas fazia um momento de conversa com os alunos onde trocavamos informações sobre as ativiades já realizadas e o que íamos trabalhar naquela aula. Esta organização contribuiu para o meu crescimento como professora, pois tive que valorizar as experiências de vida dos meus alunos e trazê-las para dentro dos onteúdos desenvolvidos no estágio.
Estes momentos de conversas e trocas de experiências contribuiram para que meus alunos se tornassem mais reflexivos e autônomos, pois conseguiam desenvolver oralmente as suas aprendizagens de acordo com os objetivos das aulas, e também melhoram as suas escritas devido ao interesse em participar e contribuir nas atividades.
Quando realizei a maquete coletiva de fechamento do projeto desenvolvido durante o estágio, percebi que os alunos conseguiram se dividir sozinhos em seus grupos, repartir os materiais, e tiveram muita criatividade para representar o seu bairro e a nossa escola através de caixinhas de papelão decoradas em cima de uma cartolina.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Daniela!
Tudo bem?
Juntamente com a equipe do SI, acompanharei teu blog neste semestre.
Seria bom não deixar acumular tuas reflexões referentes aos semstres anteriores, pois esta retomada também te auxiliará na construção do TCC.
Voltarei em breve, ok?
Abraços,
Vanessa