1.10.06

Atividade 01

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAEMNTAL

Escola, Projeto Político Pedagógico e Currículo - A
Escola, Cultura e Sociedade – A

Nome do Aluno: Daniela Alcebíades da Silva Albrecht
Número da Atividade: 01

PÓLO ALVORADA
Profª Maria Martha Dalpiaz
Profª Vera Corazza
Tutora Denise Severo



Quem sou eu... sou Professora, resido há 26 anos e trabalho há 3 anos em Alvorada, sou casada e muito feliz, mãe de dois meninos que são os meus orgulhos.
Estudei 11 anos na mesma escola, e ao final do Ensino Fundamental havia duas opções: Ensino Médio com preparação para o trabalho e o curso Normal. Optei pelo Magistério pois sempre fui uma ótima aluna e tirava boas notas ainda tinha facilidade em ajudar os colegas e boa em comunicação. Desde criança já ensaiava as minhas primeiras aulas ensinando as bonecas e as amiguinhas. Durante o curso Normal me descobri uma pessoa tímida e pouco comunicativa, tinha vergonha em expor os meus trabalhos e me relacionava pouco com as minhas colegas. No meu estágio a minha decepção foi maior, estagiei em uma turma de 4ª série tive pouco domínio de turma e não consegui desenvolver os conteúdos como gostaria. Após a conclusão do curso quase desisti da carreira de professora. Fiz vários concursos mas não conseguia me classificar bem. Cheguei a trabalhar em três Escolas mas como secretária. Resolvi então tentar outra área cursei Técnico de Enfermagem conclui o curso e trabalhei em um hospital bem conceituado na área de pediatria, assim continuei a minha paixão pelas crianças. Mas trabalhei somente 3 anos fui aprovada no concurso de Alvorada e fui nomeada. Após o nascimento do meu 2º filho optei em ficar somente em sala de aula. Hoje estou trabalhando em duas escolas da Rede Municipal de Alvorada Escola Emília de Oliveira e Escola Podalírio Inácio de Barcellos. Atualmente leciono para duas primeiras séries e tenho um ótimo dmínio de turma e consigo realizar todas as atividades que planejo e venço os meus conteúdos de alfabetização facilmente.
Ainda encontro dificuldades com a minha timidez, falo pouco em público e quando vou expor as minhas idéias fico controlando o meu tom de voz e se não vou falar bobagens.
Acredito que aos poucos estou conseguindo superar estas dificuldades de comunicação e este curso está me auxiliando bastante pois estou freqüentemente conversando com as colegas e discutindo novas idéias.
Hoje me sinto uma pessoa ousada por freqüentar este curso pois quase desisti da carreira do Magistério e hoje quem diaria, serei uma Pedagoga! Também me sinto ousada ao ver que estou dominando bem a internet e realizando os meus trabalhos a distância sem muitas dificuldades. Os medos que tenho são as dificuldades em família como doenças, ou dificuldades financeiras e também as dúvidas de como será minha vida profissional futuramente.
Gostaria muito de conversar mais com as colegas sobre vivências, práticas que marcaram as suas profissões, como atividades e acontecimentos que foram favoráveis em seus aprendizados como professor.

4 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Oí Dani, perdemos um profissional da saúde mas, ganhamos uma ótima educadora. Aproveito para lembrar; aula presencial dia 04/10/2006,as 18:30h, no Pólo.Bjs.Adriana

fe_hoffmann disse...

Olá Daniela! Imagino realmente que deva estar sendo gratificante ver teus caminhos na Educação cada vez mais sólidos. Mais do que professora, técnica de enfermagem, mãe e esposa, demostras ser Humana, dessas com "H" maiúsculo. Espero que possamos interagir bastante, criando um grupo de muita troca. A equipe do curso está a tua disposição, para minimizar as dificuldades e desenvolver a construção de conhecimentos.
Sobre a Atividade 1, lembre-se de comentar o blog da colega que figura depois do teu nome na lista dos blogs do pólo, ok?!
Abraços Fernanda - Tutora PEAD, Porto Alegre.

Adriana Irigaray disse...

Bom dia Dani, acredito que estejas com tuas atividades quase todas concluídas. Aproveito para avisar que durante o feriadão, sexta-feira, dia 13/10/2006, o Pólo abrirá, das 8h as 12h. Bjs.Adriana

Beatriz disse...

Oi Dani, pelo jeito estás a mil com os trabalhos. Mas desses não falarei pois tens professora específica para isso. Para mim, gostaria mais de te ouvir, saber de teus sucessos, aprendizagens, dificuldades, trocas, relações enfim saber como estás no nosso curso. Aqui é o lugar ideal para falarmos sobre isso. Estou te esperando. Gostaria que voltasses a postar como fizestes no começo. Um abraço
Bea