22.10.06

DISCUTINDO BLOGS PEDAGÓGICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO - A
Aluna: Daniela Alcebíades da Silva Albrecht
Pólo Alvorada
Atividade da Semana 2 - Discutindo blogs pedagógicos
Profª Silvia Meirelles


Visitas aos blogs educacionais / pedagógicos

Visitei dois blogs e li um pouco sobre as suas propostas.

ENDEREÇO: http://www.sinprop.org.br/especiais.asp?especial=108&materia287
NOME: sinpro sp online
OBJETIVO E PROPOSTA: Se, em números, as ex´periências com blogs educacionais ainda não tão expressivas, a discussão em torno deles é intensa na blogosfera brasileira.

ENDEREÇO: www.bsf.tehospedo.com.br/ojs/include/getdoc.php?id=7&article=5&mode=pdf
NOME: Ferramentas informacionais para educação e alfabetização
PROPOSTA: O trabalho pedagógico com a ferramenta privilegia interatividade, autoria, autonomia, registro e protagonismo. 5 bolgs educacionais em prática, muitos alunos hoje em dia, regularmente enviam e-mails para seus amigos e familiares, conversam via mensagens instantâneas.

Principais idéias dos dois blogs pesquisados:
Os blogs na sala de aula, cresce o uso da ferramenta para o uso pedagógico. O uso dessa ferramenta teve um crescimento significativo em vários países. No Brasil, a situação não é diferente, mas num ritmo menos acelerado. " O uso do blog pedagógico evoluiu de algumas iniciativas isoladas para um crescimento constante e significativo no país nestes útimos 2 anos. Ainda assim, é pequeno o número de escolas e professoras que utiliza blogs". Constata Suzana Gutierres, pesquisadora da UFRGS.
A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontados como principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino aprendizagem.
Formação de novas práticas culturais de comunicação, adição para iniciativas de tecnologis educacional que já promovem a alfabetização funcional através de narrativas, permitem a aprendizagem colaborativa, disponibilizando acesso de qualquer lugar em qualquer momento e permanecem intercambiados entre discplinas acadêmicas.

Comentários sobre os conteúdos das mensagens:
Os blogs analisados possuem aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora. Há diálogo entre os textos, colaboração. Há uma historicidade dos conteudos desenvolvidos e publicados, preservam a construção de suas idéias principais e de suas propostas iniciais, favore3cem a formação de redes entre professores, alunos e estudantes em geral que se interessam pelos mesmos objetivos.

Nenhum comentário: