15.10.06

ECS - ATIVIDADE 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE – A
Daniela Alcebíades da Silva Albrecht
Atividade 3
Pólo Alvorada
Profª Vera Corazza


1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Sturt Mill?
Stuart Mill diz que educação é tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza, segundo Dukheim a influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens e a ação dos membros de uma mesma geração uns sobre os outros. Durkheim coloca que a educação se dá de uma forma mais ampla e não somente dos dois modos comentados por Stuart Mill.


2.Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Segundo KANT o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz e segundo JamesMill a educação teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seussemelhante.
O ponto fraco em que incorrem é que elas partem do postulado que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens.

3.O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio, os homens de cada tempo organizam a sociedade voluntariamente, para realizar fins determinados. E desse ponto de vista os sistemas educativos do passado aparecem como tantos outros erros, totais ou parciais. Cada sociedade considerada em momento determinado de se u desenvolvimento, possui um sistema de educação que se imõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. Todo passado da humanidade contribuiu para estabelecer esse conjunto de princípios que dirigem a educação de hoje.
Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses carcteres constituirá a definição que procuramos.

4.De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Do ponto de vista intelectual, não devemos menos à sociedade. É a ciência que elabora as noções cardeais, que dominam o pensamento. É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos. Assim que adquirimos o poder de resistir a nós mesmos.

5.Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Desenvolvimento físico e mental, habilidades que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros e que o grupo social (família, amigos e profissional) considera indispensáveis aqueles que o formam.


6.A partir da definição “ A educação é ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique.
Os frutos da experiência humana são quase que integralmente conservados, graças à tradição oral, livros monumentos, utensílios e instrumentos de toda espécie, que se transmitem de geração em geração. Ao invés de se dissipar, todas as vezes que uma geração se extingue e é substituída por outra, a sabedoria humana vai sendo acumulada e revista, dia a dia, e é essa acumulação indefinida que eleva o homem acima do animal e de si mesmo.
O ser humano absorve a cultura e as aprendizagens dos seus antepassados mas filtra o que lhe está de acordo com sua realidade e aprimora com as suas vivências.


7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias idependentes?
Po isso mesmo, o suposto antagonismo, muitas vezes admitido, entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos. Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira e humana. Sem dúvida, o indivíduo, não pode engrandecer senão pelo próprio esforço.

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