9.12.07

Ludicidade


Estas são os comentários da Profª Neusa Sá publicados no ROODA que me auxiliaram na construção de um novo conceito de como trabalhar o jogo, brinquedo e brincadeira em sala de aula, juntamente com a entrevista da Profª Tania Fortuna que também está no ROODA.


"Para quem queira visualizar melhor, segue abaixo o elenco das seis características do brincar na perspectiva lúdica . Enfatizamos que todo o jogo/brincadeira em que o ser brincante sinta prazer em jogar/brincar é lúdico, porém o que queremos enfatizar aqui é a sua essência. Logo, um jogo na perspectiva didático-pedagógica pode também ser lúdico, porém o seu "compromisso primeiro" é com um retorno pedagógico. Há primeiro uma intencionalidade educativa, um compromisso com algum conhecimento a ser desenvolvido. Porém o jogo na perspectiva essencialmente lúdica não possui intencionalidade subjascente. Não há nenhum interesse em construir certo conhecimento, ganhar a partida, liberar sentimentos contidos, etc, o que não quer dizer que isto não aconteça. Porém, nesta perspectiva -lúdica- o essencial está no puro prazer em jogar. Logo, quando há apenas o puro prazer em jogar, aí estamos diante de um jogo essencialmente na perspectiva lúdica."

"Características do Brincar"

"Controle Interno"
"Quem determina o desenvolvimento dos acontecimentos ou o fim do jogo são os próprios jogadores. Se houver um terceiro, que não esteja participando diretamente do jogo, e vier a impor regras, ou delimitar o tempo, isto não será um jogo (na perspectiva lúdica) pois predominará a diretividade ou coersão de alguém. A incerteza, o inusitado também são marcas do jogo, presente nesta característica (assim como em outras já descritas) pois os jogadores nunca possuem o conhecimento prévio de todas as possibilidades de ação (e nisto está contido o desafio);"
Efeito Positivo
Manifestações de prazer, alegria, descontração e satisfação estão sempre presentes em uma situação de jogo. Um sinal emblemático que marca a sua manifestação é a presença do sorriso;
Flexibilidade
A ausência de pressão no ambiente torna o clima mais descontraído ensejando que o sujeito crie alternativas antes ainda não pensadas, propiciando o desenvolvimento favorável de seu jogo. É a liberdade de ação, o ensaio de novas idéias e combinações, graças a um ambiente não diretivo; é a busca de alternativas;
Livre Escolha
O jogo só pode ser considerado jogo se a sua escolha partir de livre e espontânea vontade do sujeito que joga. Quando o jogo passa a ser uma tarefa ou uma atividade obrigatória deixa de ser um jogo e passa a ser trabalho ou ensino. Negrine (1994) afirma: uma atividade com fim lúdico em que a pessoa se vê obrigada a participar, cessa de ser jogo e se converte em obrigação, em moléstia da qual a pessoa procura logo se livrar;
Não Literalidade
Os objetos ou situações de um jogo podem ter um outro significado para o sujeito que brinca, conforme o seu desejo. Há o predomínio da realidade interna sobre a externa. O sentido habitual é ignorado por um outro sentido. Refere-se à representação simbólica.Exemplo que ocorre com criança: as tampas de panelas que fazem parte dos objetos da casinha, hora podem se transformar em um aparelho de telefone sem fio.Exemplo com adultos: quem já não experenciou ou já se deparou com uma cena de alguém que está amando ou apaixonada, agarrar-se a um travesseiro ou almofada (ou bichinhos de pelúcia presenteados pelo (a) seu/sua namorado(a) e com estes trocar juras de amor e muitos afagos carinhosos?
Prioridade do Processo de Brincar
“O jogo só é jogo quando a criança pensa apenas em brincar” – Kishimoto (2002). Não há outro interesse durante a brincadeira que não seja o próprio ato de brincar. Durante a atividade o sujeito está preocupado apenas com o processo não com o seu fim."

"O jogo é uma atividade livre e voluntária.
Brincar é uma atividade dinâmicaca e simbólica.
Não-literalidade, efeito positivo, flexibilidade, entre outros são as carcterísticas do brincar na perspectiva lúdica.
Devemos nos esforças para viver a dimensão lúdica de maneira integrada com as outras esferas da vida.
Viver ludicamente é uma forma de intervenção no mundo.O mais importante em uma situação lúdica é viver o processo e não o fim"

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