4.12.07

Música Popular Brasileira para Crianças



Esta atividade foi proposta pela interdisciplina de Música na Escola e apliquei em minha sala de aula com as duas turmas que leciono.



A atividade musical proposta foi trabalhada com a minha turma de 2ª série composta por alunos de 08 até 11 anos, onde 17 são meninos e 17 são meninas.
Trabalhei uma semana em sala de aula com músicas conhecidas por eles como “Caranguejo não é peixe”, “Ciranda cirandinha”, “Atirei o pau no gato” e músicas natalinas “Bate o sino”. Assim foram se soltando e perdendo a vergonha de cantar.
Também passaram uma manhã ouvindo uma coletânea de músicas infantis em tom bem suave para aguçar a audição e facilitar a compreensão de sons “Vamos cantar da Brasil leitura” com músicas como “Terezinha de Jesus”, “Boi da cara preta”, “A canoa virou”, “Se esta rua fosse minha” entre outras, que são bem conhecidas popularmente.
A canção Boas Festas, de Assis Valente, foi à escolhida para trabalhar a melodia e o ritmo com as crianças devido a época natalina e o espírito festivo que estamos neste final de ano.
Inicialmente contei as histórias aos alunos sobres os músicos da MPB e mostrei algumas imagens do ppt que imprimi.
Escutamos todo o CD e a música que mais se familiarizaram foi à canção de Natal.
Em seguida cantamos a música acompanhada do rádio, até que todos se familiarizassem com a melodia.
Os passos vieram com a expressão corporal que no primeiro momento foram convidados a dançar livremente e a seguir iniciei os passos em quatro tempos. Foi mais fácil do que eu imaginava, pois as crianças acompanham com uma naturalidade que nós adultos temos resistência e dificuldade.
Foi uma atividade minuciosa, mas de muita descontração que no final todos os alunos atingiram uma melodia e acompanharam o ritmo.
Através desta atividade os alunos e eu passamos a apreciar outros tipos musicais e ainda pudemos conhecer e valorizar um pouco da nossa música popular brasileira. Melhorou a atenção das crianças em atividades diferenciadas dentro da sala de aula e o meu domínio com a turma e manejo para trabalhar com a melodia dos alunos.



Nenhum comentário: