5.12.07

Teatro na Escola


Teatro

A atividade de produção de uma peça teatral com a minha turma foi a tarefa que mais me exigiu planejamento de determinação na hora de executar. Tive as minhas atitudes bem decididas para os alunos sentirem firmeza no que estava sendo solicitado.
Foi um momento em que senti que a minha prática pedagógica vai muito mais além do que ensinar letras, alfabetizar e fazer continhas.
Trabalhei com as emoções das crianças, músicas infantis para relaxamento e atividades de expressão corporal para desinibição. O resultado foi uma aula mais prazerosa para mim e para eles, onde pude desenvolver leitura, escrita, oralidade, esquema corporal, delimitação espacial, artes e recreação. Os benefícios ficaram evidentes onde os alunos sentiram-se mais interessados nas aulas, e minha prática como professora teve uma mudança pois aumentamos nossos laços de carinho professora-alunos, me senti encorajada de realizar atividades diferentes no ambiente de sala de aula e me aperfeiçoei em lidar com situações não esperadas na aprendizagem, exigiu um jogo de cintura nos momentos mais difíceis, como na apresentação que esqueceram suas falas.
Imagino e me sinto no lugar das crianças na hora da apresentação, todos sentem vergonha e dificuldades em se expressar. Também sou tímida e tenho dificuldades em me expressar em público (muitas pessoas).
Há mais de 10 anos fiz cursos de teatro e oficinas de interpretação, aprendi várias técnicas e truques para contracenar, exercícios de relaxamento e alguns para trabalhar o timbre de voz. Sempre fui muito esforçada e recebi elogios, mas a minha timidez se superou e tive que abandonar o teatro, ficou cada vez mais difícil de atuar no palco e em público, mas sempre tive facilidade para memorizar textos e falas. Devido a estes acontecimentos a atividade teatral em sala de aula me marcou bastante pois acreditava que nunca iria desenvolver um trabalho desta linha com os meus alunos.
Mas de tudo ficaram as experiências e quem sabe futuramente poderei continuar utilizando estas aprendizagens em meu ambiente escolar.

Nenhum comentário: