22.11.10

Semestre II

Semestre II - PEAD 2007

Em 2007 teve início o Semestre II do PEAD.
As interdisciplinas do 2º Semestre eram: Alfabetização, Psicologia, Seminário Integrador II, História e Infância.

Realizei uma postagem referente a cada interdisciplina no semestre, mas sem os argumentos e evidências necessários para comprovar a atuação destas interdisciplinas em sala de aula.

O relato aparece breve e superficial, também realizei as reflexões semanais de como estava me sentindo em relação ao uso do tempo e organização no PEAD.

Em minhas primeiras postagens realizei o Relato do novo Polo na Escola Florestan Fernandes e sobre as colegas novas que ingressaram no curso.
A universidade realizou o Projeto Adote um Bixo onde realizei a adoção da colega nova para auxiliá-la no início do curso.
Este ano continuei com uma turma de alfabetização e uma 2ª série.
Realizei também postagens incentivando o interesse dos alunos na leitura:

"Educador: o maior incentivo está no falar, no jeito de olhar, no toque, numa demonstração de afeto. O sucesso da alfabetização depende muito da forma como agimos. Elogie o trabalho de cada aluno, reforçando seu interesse e valorizando seu autoconceito."

Durante o 2º Semestre realizei a minha mudança de residência. Estive bem a trapalhada desde o mês de março com a parte burocrática da compra e venda do imóvel. Finalmente em junho realizei a minha mudança. Foi difícil para realizar os estudos do PEAD, pois o local para onde me mudei não tinha ponto disponível para a instalação da internet banda larga. Fiquei até agosto somente com o telefone e fazendo negociações com a operadora para disponibilizar um ponto para a instalação da minha internet. Que pena que naquele tempo ainda não tinha acesso a rede sem fio.

Para realização das minhas atividades utilizava o meu computador para fazer as digitações e utilizava a internet da escola, das colegas e dos parentes. Também fiz algumas visitas ao Pólo.

As minhas atividades ficaram um pouco atrasadas, mas tentava realizar as leituras em tempo e produzir os trabalhos para postá-los ainda em tempo

As disciplinas que me ajudaram bastante neste semestre foram Psicologia e Alfabetização.

Em 2007 estava trabalhando com uma turma de 1ª série e outra de 2ª série. A alfabetização estava bem presente em minha sala de aula. Trabalhamos muitos textos importantes com a Profª Juliana que me fizeram refletir a todo instante o trabalho que estava realizando com meus alunos. Estudamos também Emília Ferreiro com o processo desenvolvido pela criançaa na linguagem e escrita. Este trabalho teve bastante influência para ajudar os meus alunos que ainda estavam iniciando um processo lento para a leitura. Assim foi possível identificar os níveis de aprendizagem das crianças e desenvolver situações favoráveis em sala de aula que auxiliassem os meus alunos a passarem para próxima etapa da leitura e escrita.

A parte de Psicologia também me auxiliou para entender os conflitos da mente humana e possíveis soluções. Assistimos a um filme do Freud Além da Alma que mostrava o seu início na psicanálise. Este foi o ponto de partida para trabalharmos na Interdisciplina com a Professora Luciane. As leituras desenvolvidas no semestre também participaram na prática. Lembro de conhecermos o behaviorismo, empirismo e gestalt. São teorias que embasam a nossa prática em sala de aula. Percebi que eu desenvolvia um pouco de cada uma durante as minhas aulas e aos poucos fui percebendo que estes métodos que utilizava com meus alunos não eram os mais adequados e aos poucos fui revendo a minha prática.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi DAni!

Nesta postagem procura realizar uma retomada nas interdisciplinas buscando evidenciar o que registrou no blog no seesmtre em questão, as aprendizagens que tiveste e o que estas afetaram (am) a tua prática de sala de aula.

Qualquer coisa entra em contato comigo , que te dou maiores esclarecimentos, ok?

Abraços,
Vanessa