24.11.10

Inovações do Semestre IV - Globalizando as Aprendizagens

O 4º Semestre do PEAD foi marcado por 4 interdisicplinas que desenvolveram atividades que puderam ser adaptadas e trabalhadas diretamente com as minhas turmas de alunos de 2008.
Lecionei em duas turmas de 2ª e 3ª séries. E o aprendizado do semestre foi de grande valor para enriquecer a minha prática docente:
Seminário Integrador IV
Representação do Mundo pela Matemática
Representação do mundo pelas Ciências
Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
Estes quatro enfoques foram diretamente trabalhados em sala de aula. Naquele momento do 4º Semestre foram muito importantes para reformularem os meus conceitos para trabalhar com os alunos.
Eu vinha trabalhando de forma tradicional, acompanhando a grade programática e os livros didáticos adequados para cada série em que estava atuando.
A proposta das professoras desta interdisicplina foram num caminho totalmente oposto ao que eu vinha percorrendo.
As professoras nos ensinaram um método de aprendizagem onde trabalhamos com a realidade do aluno.
O desenvolvimento do ensino ocorre no ambiente em que o aluno está inserido.
Fomos instruídos a envolver os alunos com o meio em que ocorre a aprendizagem. Dentro da sala e fora dela recebemos orientações para instigar os alunos a observarem o mundo ao seu redor e apartir dai construirem coletivamente a verdadeira aprendizagem.
Exemplos: observação das formas geométricas dentro do espaço escolar, trabalho com luz e sombra no pátio da escola, construção da linha do tempo dos alunos.

Nenhum comentário: