22.11.10

Atividades nas interdisciplinas do Semestre III

Ludicidade - Durante o encerramento da Semana da Consciência Negra em novembro de 2007, realizei atividades diferenciadas com os meus alunos. Contação de história " O Amigo do Rei", produção de uma história coletiva com os alunos me baseando na atividade do Seminário Integrador III onde produzimos uma história coletiva em página do ambiente virtual; também confeccionamos bonecas negras de papel crepom que aprendi anteriormente em uma oficina realizada pela SMED/ Alvorada, também nesta semana.

Conforme relatei nesta época em meu blog utilizei uma aprendizagem de Ludicidade para envolver os meus alunos nas brincadeiras onde puderam pensar e explorar como é importante a igualdade entre os seres humanos, brincando livremente com as bonecas, despretenciosamente. Os trabalhos realizados na Interdisciplina de Ludicidade me fizeram entender como é importante a criança brincar para despertar a sua curiosidade e criatividade. Atualmente em minhas aulas procuro desenvolver algumas atividades direcionadas ao desenvolvimento da criatividade dos alunos e também de sua diversão.


Música - Estudamos a interdisciplina de música no Semestre III. Neste semestre passei a incorporar a música nas atividades da minha sala de aula. Como não tinha o costume de trabalhar estas técnicas, inicialmente eu estava insegura e os alunos envergonhados.
As atividades musicais nas minhas turmas de 1ª e 2ª séries passaram a ser bem frequentes, utilizando nos textos, CD'S e rodas cantadas.
A Professsora da interdisciplina também trabalhou na aula presencial alguns passos para descontração.
Fiz os passos com os meus alunos e foi um momento de relaxamento, entonação vocal e divertimento.
Passei a trabalhar com meus alunos músicas relacionadas com a alfabetização.
Também trabalhei um,a semana com MPB e cantigas de roda e aproveitando a ocasião as músicas natalinas.
Utilizei as técnicas dos passos atrvés da música para acompnharem a melodia e atingirem o ritmo.
Esta atividade melhorou a atenção das crianças nas atividades diferenciadas e melhorou o meu domínio com a turma e manejo para trabalhar com a melodia dos alunos.
Foi um grande aprendizado para mim desenvolver as aulas de um jeito mais divertido e envolvente. Também acredito que é possível trabalhar a música em sala de aula para os alunos melhorarem sua expressão corporal e consequentemente a sua coordenação motora. O ritmo musical pode ser variado e de acordo com a situação a ser desenvolvida, podendo ser uma aliada para relaxamento e estímulo para os alunos liberarem suas emoções.

Teatro - Realizei duas atividades envolvendo o teatro com os meus alunos de 2ª série.

Primeiro – realizamos a peça da Cinderela no esquema das cenas ensinada pelo Prof. Gilberto da interdisciplina, que foram cinco cenas ensaiadas pelos alunos que representavam a peça inteira.

Segundo – apresentação do presépio de Natal.

Estas tarefas exigiram planejamento e determinação na hora de executá-las.

Trabalhei com a emoção das crianças e aumentamos os nossos laços afetivos.

Fiquei encorajada de realizar atividades diferentes no ambiente de sala de aula e me aperfeiçoei em lidar com situações inesperadas na aprendizagem.

Abaixo um recorte da postagem realizada no Semestre:

A atividade de produção de uma peça teatral com a minha turma foi a tarefa que mais me exigiu planejamento de determinação na hora de executar. Tive as minhas atitudes bem decididas para os alunos sentirem firmeza no que estava sendo solicitado.
Foi um momento em que senti que a minha prática pedagógica vai muito mais além do que ensinar letras, alfabetizar e fazer continhas.
Trabalhei com as emoções das crianças, músicas infantis para relaxamento e atividades de expressão corporal para desinibição. O resultado foi uma aula mais prazerosa para mim e para eles, onde pude desenvolver leitura, escrita, oralidade, esquema corporal, delimitação espacial, artes e recreação. Os benefícios ficaram evidentes onde os alunos sentiram-se mais interessados nas aulas, e minha prática como professora teve uma mudança pois aumentamos nossos laços de carinho professora-alunos, me senti encorajada de realizar atividades diferentes no ambiente de sala de aula e me aperfeiçoei em lidar com situações não esperadas na aprendizagem, exigiu um jogo de cintura nos momentos mais difíceis, como na apresentação que esqueceram suas falas.

O teatro pode ser desenvolvido com os alunos para exemplificar conteúdos. Exemplos: trabalho com os animais, os alunos podem encenar situações de como os animais defendem a sua sobrevivência.

Hoje em minhas aulas tento utilizar o teatro nas atividades. Como exemplo trabalhei com meus alunos os personagens da história Menina Bonita do Laço de Fita.

Nenhum comentário: