13.12.10

atividades Semestre VI

Psicologia II

Conclui o meu portifólio do semestre com a análise do filme que mostra uma escola francesa "Entre os muros da Escola", em que apresentava um grupo de adolescentes totalmente rebeldes ao sistema de ensino, o que não é muito diferente nas escolas de hoje me dia. O Filme foi de encontro ao nosso PA dos adolescentes. Na aula presencial da Interdisciplina de Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II assistimos a demonstrações práticas das testagens de Piaget com a participação de uma criança. O Método Clínico deve ser bem aplicado evitando a indução da criança para dar a resposta que queremos ouvir. Também foi relatado pela Prof Luciana que devemos sempre levar os nossos alunos a curiosidade e questionamento, levando ele próprio a produzir as suas respostas, por exemplo, evitar dar respostas prontas e incentivá-lo a pensar. A aprendizagem das pessoas em geral que é verdadeira quando há um desequilíbrio do saber, levando o indivíduo a analisar profundamente o que deseja conhecer ou o que tem dúvida. Seria aprendizagem significativa, construção de saberes.



Questões etnico-raciais

A Profª Marilene também pediu para refletirmos sobre as lembranças mais marcantes da nossa infância. Eu trouxe para minha memória acontecimentos que estavam esquecidos. Durante a minha infância tive boas lembranças. A reflexão pedida pela professora foi para analisarmos como a nossa sociedade brasileira é heterogênea e apresenta uma grande quantidade de negros. Os 4 primeiros anos de vida nos marcam o padrão da nossa vida na nossa auto-estima. Aspectos positivos e negativos. Sentimentos e lembranças da infância, aspectos marcantes.

Para a apresentação final do semestre eu escolhi uma vivência de sala de aula que relatei em meu Blog na Semana da Páscoa que fala sobre as diferenças não só físicas, mas como culturais e religiosas, fazendo uma abordagem também nas questões raciais. Devemos trabalhar a auto-imagem e auto-estima da criança negra na escola.

Apresentação no 5º Salão de Educação a Distância

Foi um momento bem emocionante. Foi muito bom fazer parte deste momento e também ter a oportunidade de visitar a Universidade com ambientes de ensino tão acolhedores.
Apresentamos o nosso relato de experiências em Projetos temáticos a distância. As colegas do PEAD, tutoras e professoras estavam presentes para nos prestigiar.
Foi momento de grande tensão e ansiedade mas que após a apresentação senti que valeu a pena passar por esta experiência.

Filosofia da Educação: Fomos orientados a fazer os alunos refletirem nas suas ações para que se tornem pessoas melhores. Este é um ponto importante de ser trabalhado com os alunos, a reflexão de suas ações, pensar e analisar as suas atitudes.

Nenhum comentário: