14.12.10

Estágio

Durante a realização do estágio curricular percebi que era importante planejar para desenvolver atividades criativas e que despertassem a curiosidade dos alunos. Também percebi que era importante adequar as atividades ao tempo disponível para realização e o desempenho dos alunos. Nas semanas iniciais algumas atividades não foram realizadas, pois o tempo foi insuficiente. Ao início das atividades realizava uma conversa com os alunos para orientá-los em relação a proposta a ser desenvolvida, e muitas vezes, as conversas eram um pouco demoradas, pois os alunos demonstravam bastante dúvidas e necessidades em expressar as suas expectativas em relação ao trabalho. Aprendi a ter paciência e respeitar este momento com os alunos e o ritmo de cada um necessário na introdução das atividades. Passei a valorizar o que traziam de suas experiências de fora da sala de aula. Assim as aulas ficavam mais ricas com as contribuições dos alunos. Assim sempre no início das aulas fazia um momento de conversa com os alunos onde trocávamos informações sobre as atividades já realizadas e o que íamos trabalhar naquela aula. Esta organização contribuiu para o meu crescimento como profissional, pois tive que valorizar as experiências de vida dos meus alunos e trazê-las para dentro dos conteúdos desenvolvidos no estágio.
Consequentemente o reflexo destas ações contribuíram para que meus alunos se tornassem mais reflexivos e autônomos, pois conseguiam desenvolver oralmente as suas aprendizagens de acordo com os objetivos das aulas.

Nenhum comentário: