5.12.10

Projetos de Aprendizagem Sem V

No semestre V desenvolvi atividades de pesquisa em sala de aula com os meus alunos e também nos espaços do ambiente informatizado e biblioteca, pois estávamos desenvolvendo os Projetos de Aprendizagem no Seminário Integrador com objetivos voltados à pesquisa e soluções de problemas.
Inicialmente realizei um trabalho sobre os animais de estimação com as minhas turmas de 2ª e 3ª séries. Estimulei os meus alunos com a iniciação à pesquisa, pois nunca haviam feito trabalhos nessa linha. O assunto dos trabalhos da minha turma foi sobre os animais em extinção no Brasil, através de uma listagem de animais para escolherem um e realizarem uma pesquisa simples que pode ser através de livros ou sites, receberam algumas dicas sobre o que deveriam colocar no trabalho como características dos animais, habitat, alimentação e motivos por estarem em extinção. Orientei que eles fizessem um texto com as próprias palavras. O resultado foram trabalhos muito bons. Aprendi que devemos lançar desafios aos alunos e estimular as suas dúvidas e curiosidades, assim terá interesse em buscar a solução para suas dúvidas sem perder o entusiasmo em seu desenvolvimento na aprendizagem.

Realizei o PA sobre os cães e a proximidade com os humanos. Fiz o relato sobre os cães que tenho em minha casa e algumas pesquisas juntamente com mais quatro colegas que também tinham o interesse em saber mais sobre a proximidade dos cães com os humanos. Descobri com o desenvolvimento desta atividade que devemos ter um interesse comum de pesquisa, visitar sites que contenham informações interessantes sobre os assuntos, retirar as idéias principais e transcrever com as nossas palavras, direcionar a pesquisa para a solução da questão/problema de investigação, colocar nossas duvidas e certezas a serem investigadas. Após o desenvolvimento destas etapas realizamos um texto final contendo as nossas descobertas e se foi respondida a questão principal. Também aprendi como é difícil trabalhar em grupo devido às diferenças, principalmente na dificuldade em aceitar as idéias dos outros e respeitar o seu ritmo de produção de idéias escritas. Acredito que se fosse hoje que desenvolvesse esta atividade tanto em grupo ou individualmente, já me situaria melhor na proposta, por ter experimentado este método novo de aprendizagem. Teria mais facilidade em apontar as prioridades de pesquisa para o desenvolvimento do PA e também focaria a pesquisa para a produção do texto de minha autoria. Também se tivesse que realizar com os alunos seguiria os tópicos com mais segurança e conduziria para os alunos investigarem as suas dúvidas e certezas.

Nenhum comentário: