14.12.10

Postagem Final

Postagem final

Minha experiência no PEAD foi muito gratificante. Desde o início percebi que seriam muitas dificuldades, mas que aos poucos fui vencendo através da minha força de vontade. Ao início do curso me atrapalhei com as tecnologias, pois não tinha muito conhecimento de internet e muitas vezes me esbarrava em situações difíceis. Também tive que me adequar ao uso do tempo para desenvolver as atividades à distância.

Nos semestres seguintes acredito que as minhas superações foram muitas, mas mesmo assim ainda haviam coisas para serem vencidas. Eu tive bastante dificuldade em acompanhar as leituras sugeridas e também interpretá-las para realizar os trabalhos das interdisciplinas. Acredito que nas interdisciplinas ,mais ao final do curso eu já conseguia me organizar melhor na interpretação dos textos. Acredito também não ter desenvolvido o meu blog totalmente na proposta do Seminário integrador que seria desenvolvê-lo como uma ferramenta de ensino colaborativo, ou seja, para trocas de informações entre nós colegas do PEAD. Acredito que tenha sido um desafio trabalhar com tantas páginas virtuais e de construções coletivas.

O meu trabalho com os alunos teve um grande crescimento nestes quatro anos e meio. Entendo que as mudanças ocorridas em mim em conseqüência do curso foram positivas em relação à aprendizagem e trocas dentro da minha sala de aula. Realizei uma reformulação no meu modo de ensinar. Passei a enxergar os meus alunos como um todo: os seus sentimentos, todas as suas angustias, curiosidades e interesses.

O uso das tecnologias com as minhas turmas passaram a ser uma ferramenta essencial para incrementar a aprendizagem dos alunos e realizarem as trocas de informações.

Aprender coletivamente passou a ser algo divertido e ao mesmo tempo desafiador. As atividades propostas pelas interdisciplinas para serem desenvolvidas com os grupos das colegas muitas vezes geraram desequilíbrios e desentendimentos, mas que foram muito importantes para aprendermos a valorizar e aceitar as opiniões dos outros.

Os professores e tutores em geral mostraram grande competência e disponibilidade para atender as nossas dúvidas e dar incentivos par nunca desistirmos, e sim nos desafiar a estar constantemente buscando novos saberes.

Nenhum comentário: