13.12.10

Semestre VIII

No Semestre VIII realizamos o estágio curricular. Inicialmente nos reunimos com a Professora supervisora do estágio juntamente com a Tutora. Recebemos as instruções para preenchimento do formulário com os dados da escola campo do estágio e também os nossos dados.

Após tivemos que realizar o Plano de estágio com as ações previstas para o trabalho das nove semanas tendo um foco principal. No caso da minha turma de terceiro ano desenvolvi o trabalho sobre as abelhas e suas relações com o meio ambiente. Percebi que os alunos necessitariam de levar as aprendizagens para casa a fim de socializarem com as famílias que pouco participam da sua vida escolar. Para justificar o Planejamento do meu estágio utilizei dois autores Piaget e Vygotsky que partem do princípio construtivista para que o aluno seja o próprio autor e construtor do seu conhecimento e eu procuro sempre algo nas minhas atividades que faça com que os alunos tenham que ir atrás da organização e aperfeiçoamento de suas aprendizagens.

O trabalho teve como rumo o desenvolvimento de uma arquitetura pedagógica desenvolvida dentro do pbwiki. No início estava bastante apreensiva quanto ao desenvolvimento da atividade dentro do wiki com os alunos devido a dificuldade de leitura e escrita que apresentavam. Conforme os relatos publicados em meu blog, constatei que por várias vezes pensei em mudar a minha proposta de estágio para me adequar a realidade da turma.

Recorte do meu blog:

“O que me deixa um pouco em dúvida é com o trabalho dos alunos e acesso no pbworks, eles são bem limitados na leitura e na escrita e não acredito que consigam editar e organizar as páginas de suas pesquisas.” Inicialmente fiquei um pouco anciosa em desenvolver uma proposta um pouco diferenciada daquilo que venho desenvolvendo com os meus alunos desde o início do ano. Meus alunos do 3º ano escolar em geral apresentam dificuldades de leitura e escrita, então por isso sigo trabalhando com dinâmicas e atividades que lhes beneficiem nestas dificuldades.”

Durante o estágio desenvolvi atividades de pesquisa com os alunos em suas casas e na escola. Com a realização destas atividades os alunos puderam conhecer mais sobre as vegetações e animais presentes no ambiente em que vivem e também descobrir os vários tipos de alimentos que fazem bem à saúde. Produzindo o material escrito de registros no caderno e páginas dos alunos no pbworks eles puderam vivenciar um momento de expansão da escrita, melhoramento da leitura e enriquecimento do vocabulário através das expressões e palavras trabalhadas dentro e fora da sala de aula, tanto no pátio como no Ambiente Informatizado.

Nenhum comentário: