13.12.10

semestre VI

Semestre VI

Seminário Integrador VI

Questões étnico-raciais

Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II

Inclusão Escolar

Filosofia da educação

Durante este semestre acredito que as interdisciplinas que mais vieram ao encontro da realidade da minha sala de aula foram as Questões Étnico-raciais e Inclusão Escolar. Apesar de termos consciência das diferenças existentes entre as crianças e as possibilidades de trabalhar com alunos de inclusão são dois pontos que ainda mexem bastante com o meu profissionalismo e não me sinto totalmente segura para enfrentar estas situações. E relação às diferenças raciais, eu trabalho com turmas bem mistas quanto as etnias. Há uma mistura de raças e frequentemente me deparo com racismo e dificuldade de aceitação por parte dos alunos. Normalmente tento conversar e explicar que nem todos são iguais e devemos respeitar as diferenças, mas a criança que é ofendida muitas vezes não aceita a sua origem racial. Assim entendo que o trabalho realizado na aula presencial com a professora da interdisciplina para observarmos os rostos e realizar o auto-retrato seja bem importante levarmos para sala de aula e desenvolver esta atividade com os alunos para que haja uma conscientização das diferenças e posteriormente uma aceitação por parte deles em relação as suas origens.

A inclusão escolar é um assunto complicado para os professores aceitarem, até mesmo nós que realizamos a interdisciplina no semestre. A nossa briga nesta questão é a falta de preparo dos professores e a ausência de materiais e acessibilidade adequada para estes alunos. Em minha escola já trabalhei por três anos com alunos de inclusão em minha sala de aula: cadeirante, síndrome de Down, paralisia cerebral grave, hiperativo, deficientes visuais, entre outros. Durante a interdisciplina realizamos um estudo de caso de um aluno com alguma necessidade especial. Realizei o estudo do meu aluno cadeirante com distrofia muscular degenerativa. Apesar de todo o esforço da família a criança possuía bastante dificuldade em acompanhar o ensino regular. Tivemos uma visão geral em relação às leis de inclusão e os direitos destes alunos. Entendo que ainda há uma grande caminhada para tornar a escola um lugar adequado para receber estas crianças com necessidades especiais.

Nenhum comentário: