5.12.10

Semestre IV

Representação do mundo pela Matemática

O trabalho realizado na interdisciplina de Representação do Mundo Pela Matemática no quarto semestre teve grande importância no meu trabalho em sala de aula. Quando fui aluna no ensino fundamental e médio sempre tive facilidade em cálculos e em outras matérias que trabalham as exatas. Quando iniciei o trabalho com as crianças após o magistério não tive a sensibilidade em perceber que nem todos possuem esta mesma facilidade. O meu trabalho em sala de aula com os meus alunos limitavam-se apenas em realizar cálculos que para mim pareciam ser bem lógicos e fáceis de entender. Não conseguia observar que as crianças estavam atentas e mesmo assim não conseguiam aprender. Através das atividades trabalhadas durante o semestre nesta interdisciplina percebi que as crianças necessitam apoiarem-se no concreto, no real. O método tradicional em que eu vinha trabalhando por muitos anos precisava de uma reformulação, assim tive que abrir a minha mente e aceitar uma mudança no meu jeito de ensinar. As atividades práticas desenvolvidas na interdisciplina passaram a fazer parte das minhas aulas. Algumas tiveram que ser readaptadas à faixa etária dos meus alunos.

Através do uso do material concreto e do material dourado passei a amenizar estas dificuldades dos meus alunos, que passaram a serem presentes diariamente em meus planejamentos. Atualmente procuro seguir esta linha de aprendizagem em minha turma. Como exemplo aplicação de jogos com os alunos tornou-se um recurso que tento utilizar com mais freqüência, levando em consideração que antes eu nem utilizava este meio na aplicação da Matemática e o trabalho com o Tangram com os meus alunos para o conhecimento das formas geométricas.


Aprendi a explorar mais a matemática dentro e fora da sala de aula. Fiz as crianças gostarem mais desta matéria através das atividades práticas desenvolvidas em sala de aula. Tentei passar para os alunos que a matemática está presente em várias situações de suas vidas, no seu dia-a-dia.
Certamente antes de realizar estas interdisciplinas no PEAD não trabalharia desta forma. Para desenvolver formas geométricas apenas apresentaria os seus nomes e pediaria para os alunos identificarem através de exercícios de memorização. Destacando também que nunca trabalhei este conteúdo em nenhuma das séries em que já lecionei, pois via como desnecessário este tipo de conhecimento ao aluno. Agora entendo que se faz necessário a apresentação de diversos conceitos em Matemática aos alunos para que estes se apropriem de conhecimentos básicos que futuramente desenvolverão em suas vidas. A Matemática que foi desenvolvida na interdisciplina enfatiza que devemos aplicar e transformar as noções matemáticas do nosso aluno como um preparo para sua vida.

Nenhum comentário: