14.12.10

Realização do TCC - Semestre IX

Realização do TCC

A princípio eu não sabia como iniciar o trabalho de conclusão. Tinha algumas idéias, mas não suficientes para investigação. Conforme orientação da Professora Íris e Tutora Simone, parti fundamentando e investigando as ações dos meus alunos no estágio pelo construtivismo e desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Para realizar o referencial teórico fiz a leitura de vários livros que estavam disponíveis no pólo. Foi bem complicado ler e entender as idéias dos autores para transcrever em minhas anotações. Também utilizei alguns artigos eletrônicos para completar as minhas pesquisas.

Após montado o meu referencial teórico após várias intervenções da Professora e Tutora, parti para o desenvolvimento da minha prática. Tive que articular os autores do referencial nas minhas práticas desenvolvidas durante o estágio.

Acredito que no momento da realização do TCC é que consegui entender alguns conceitos estudados no PEAD, mas que antes somente li superficialmente sem entender direito do que se tratava. Assim foi com relação ao construtivismo que devemos oportunizar aos alunos vivências em sala de aula para que possam interagir com objetos para reconstruírem os seus saberes. Também compreendi o que é o desenvolvimento da autonomia da criança e suas etapas.

Ao final da produção do TCC percebi como é importante relermos os conceitos que ficaram pendentes durante o PEAD para reconstruir novas técnicas de ensino-aprendizagem para serem desenvolvidas em sala de aula de maneira positiva.

Nenhum comentário: