5.12.10

Semestre IV

Seminário Integrador IV

Através da Leitura complementar do Livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire solicitada pela ionterdisciplina do Seminário Integrador IV analisei conceitos naquele semestre que hoje estão fazendo parte do meu TCC no semestre IX que são a autonomia do aluno e construção do conhecimento. A criação de possibilidades para construção de aprendizagem aos alunos foi de encontro as atividades práticas das quatro interdisciplinas trabalhadas no quarto semestre: Ciências, Matemática, Estudos Sociais e o Seminário. A leitura mostra que a verdadeira aprendizagem do aluno ocorre quando ele constrói as suas questões e tenta solucioná-las através das trocas de informações entre o professor e seus colegas, sendo participativo e cooperativo naquilo que tem interesse que seja investigado em sala de aula.

Esta leitura foi muito importante para o entendimento destes conceitos trabalhados no semestre e atualmente em meu trabalho de conclusão. Faz entender que o professor deve ser um mediador na aprendizagem e não somente com o papel de transmitir conhecimentos, assim ele deixa de ser aquele instrumento de hierarquia que traz o conhecimento pronto e despeja o conteúdo que está programado para os alunos e apenas preocupado em vencer a lista obrigatória que deve ser desenvolvida durante o ano letivo. Na leitura Paulo Freire nos ensina a ensinar partindo do ser professor, não somente preocupados com o salário e condições de trabalho, mas com a tarefa de ensinar refletindo sobre saberes necessários à prática educativa e crítica fundamentada numa ética pedagógica e numa visão de mundo alicerçada em rigorosidade, pesquisa, humildade, bom senso, tolerância, alegria, curiosidade, esperança e competência.

No Seminário Integrador Iv também foi realizada a atividade do Plano Individual de estudos com o objetivo de pesquisarmos um assunto de nosso interesse argumentando os motivos da pesquisa e as soluções encontradas. Realizei meu Plano de estudos sobre como falar adequadamente em público. Escolhi o assunto por ter, ainda uma grande dificuldade de expressão em grupos grandes. Fico tímida e esqueço o que estou falando. Realizei o estudo com pesquisas realizadas na internet. A leitura e os argumentos desenvolvidos me ajudaram um pouco a superar a timidez. Descobri que devemos ser confiantes naquilo que estamos transmitindo ao público, falar devagar e sempre que esquecer o que estamos falando, retomar o tópico anterior e passar para o próximo. As postagens do Plano de estudos foram realizadas no meu wiki em:

http://minhasreflexoes.pbworks.com/w/page/20972667/Plano-Individual-de-Estudos

Nenhum comentário: